Home  >  INOVAR

Uma nuvem para chamar de sua

Quando se fala em cloud computing, é possível encontrar atendimento consultivo e personalizado fora dos grandes players

26/06/2020 às 13h32

Shutterstock

Muito se tem falado sobre jornada digital e migração de aplicações para a nuvem. Sem dúvida é um caminho sem volta, mas não será o mesmo caminho para todas as empresas. Por isso mesmo é preciso conhecer de perto os modelos de nuvem existentes hoje no mercado e escolher aquele que se adapta melhor às necessidades de sua empresa.

Se você não tem uma área própria de desenvolvimento e prefere pagar por uso, mas em Reais, deve avaliar as plataformas oferecidas por provedores de serviços profissionais, ao invés dos gigantes do mercado. Estamos falando de um atendimento personalizado que foge do modelo self-service oferecido por eles.

Com este modelo de provedores é possível encontrar soluções robustas com uma boa relação custo x benefício e consultores que vão ajudar sua empresa em sua jornada digital. Em alguns casos, como o da Oi, é possível ainda contar com um único provedor para as demandas de conectividade, segurança e infraestrutura.

Ofertas deste tipo vêm ganhando espaço no mercado justamente por causa de sua abordagem construtiva, que aposta na presença no cliente e no acompanhamento próximo da evolução de seus projetos. Além disso, você pode contar com uma plataforma baseada em ferramentas de código aberto para a atuação híbrida nos modelos de cloud pública e privada.

Há ainda a possibilidade de implantação de arquitetura edge computing, capaz de oferecer melhor desempenho em aplicações que exigem alta capacidade de processamento em tempo real, como em soluções de Internet das Coisas. Além de disponibilizar infraestrutura como serviço (IaaS), a tecnologia atua no formato de nuvem híbrida, sendo o modelo público com infraestrutura compartilhada, e o privado com infraestrutura dedicada a um único cliente.

Como diferencial, esses projetos com arquitetura edge computing permitem que empresas de diferentes setores e com atuação distribuída geograficamente tenham baixa latência de rede e agilidade no processamento de dados, reduzindo o tempo-resposta e aprimorando o desempenho das aplicações. Com modelo de negócio simplificado, toda a gestão pode ser realizada através de dashboard único, de forma segura, flexível e escalável. Este modelo atende aos desafios tecnológicos dos clientes corporativos que, com o avanço da transformação digital, demandam cada vez mais consultoria e soluções customizadas.

É exatamente o que a Oi Soluções, com a solução Oi Smart Cloud 4.0 tem oferecido ao mercado. Vamos construir o futuro juntos? Conheça um pouco mais sobre o que Oi Soluções oferece: www.oisolucoes.com.br