Home  >  INOVAR

Você já pensou em contratar PCs como serviço?

O uso do conceito de PC as a Service tem permitido que muitas empresas reduzam custos e, ainda assim, mantenham seus parques de hardware atualizados

04/06/2020 às 15h04

Shutterstock

Na busca por redução de gastos e diante da necessidade de manter seus parques de hardware atualizados, muitas empresas estão apostando no PC as a Service (PCaaS). O conceito faz sentido. Ao adquirir e manter seu próprio parque de hardware, as empresas precisam arcar também com seus custos de manutenção e atualização, uma conta que muitas vezes não fecha.

É justamente com o objetivo de evitar essa obsolescência, e ainda assim reduzir custos, que o conceito vem ganhando espaço no mercado. Com o PCaaS, ao invés de comprar novos computadores, você os contrata como serviço, pagando um valor mensal por eles. A ideia é oferecer um modelo de serviço que permita o aluguel de equipamentos, incluindo aqui a entrega, a instalação e a remoção de máquinas com as configurações desejadas, além do atendimento do help desk para a realização de reparos em hardwares e softwares. Este atendimento pode ser feito no cliente ou remotamente, via telefone ou internet.

Com a locação de seu parque de hardware, os gestores de TI passam a contar também com ferramentas de gerenciamento, monitoramento, administração e orquestração de seu ambiente de TI. Com isso, o setor de TI deixa de ser um executor para tornar-se, na prática, um gerenciador de contratos, deixando seus colaboradores com mais tempo para o que é realmente necessário: a transformação digital de processos, operações e negócios.

Por tudo isso, o PCaaC pode ser utilizado por qualquer segmento de mercado, trazendo resultados seja para indústria, varejo, contact centers, serviços e outros, nas esferas pública ou privada. Ao utilizarem o modelo, as empresas podem optar por diferentes configurações de hardware e de serviços, escolhendo aquele que mais se adapte à sua demanda.

Além disso, o suporte técnico oferece atendimento presencial e/ou remoto que abrange itens como: reparo e ajustes em hardware e software; detecção, diagnóstico e correção de falhas; além da logística direta e reversa para a entrega, instalação física e remoção de máquinas, com limpeza de dados nos locais dos clientes.

É por isso que o modelo de PC como serviço leva às empresas a possibilidade de transformar despesas em ativos realizando investimentos otimizados em suas demandas por máquinas, software, manutenção e garantia, tudo em um modelo de pagamento mensal.

Foi pensando neste modelo que a Oi Soluções realizou, há pouco mais de um mês, o lançamento da Oi Informática. Trata-se de uma oferta de PCaaS criada para atender grandes empresas que queiram reduzir custos com a aquisição, manutenção e suporte técnico de equipamentos como desktops e notebooks.

Se você quiser saber mais sobre as ofertas da Oi Informática, é só agendar um bate papo conosco. Vamos construir o futuro juntos? Conheça aqui o que Oi Soluções oferece: www.oisolucoes.com.br