Home  >  INOVAR

Você sabe o que é RBM?

Rich Business Messaging permite que marcas e empresas criem experiências mais relevantes na comunicação com clientes

09/09/2020 às 10h02

O Rich Business Messaging (RBM) é uma nova plataforma de mensageria de negócios que permite às empresas oferecer mensagens personalizadas com maior interação entre usuário e marca, criando sessões de conversas. Ou seja, além de oferecer uma experiência mais rica e interativa com o cliente o aproximando da marca, cria-se também um novo canal de vendas para as empresas, com taxas de conversão muito acima dos canais tradicionais.

A plataforma RBM tem como foco conectar parceiros provedores de serviço de mensageria e empresas que optem por desenvolver experiências mais ricas no engajamento ativo com seus consumidores. Como incentiva a interação e a troca de conversas através de bots entre clientes e marcas, ela contribui para aumentar os resultados, tornando assim, inclusive, um novo canal de vendas. O serviço pode ser oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsas, e por sessão de até 24 horas, quando usuário responde a mensagens avulsas antes de 24h.

Em testes realizados no Brasil, em campanhas distintas, as taxas de conversão das iniciativas foram de 5 a 7, 8 vezes melhores do que com o SMS. A adoção do RCS/RBM é simples e direta. Usuários que já possuem o aplicativo Mensagens do Android, nativo na maioria dos dispositivos, só precisam ativar a funcionalidade de Chat (RCS) em Configurações. Já as empresas poderão ter acesso automático aos serviços do RBM por meio das atualizações do aplicativo. O aplicativo Android Mensagens também está disponível para download gratuito no Google Play. Basta instalar e definir como seu app padrão de SMS/RCS.

Com o RBM é possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e GIF, e oferecer recursos como relatórios de envio e leitura. A plataforma também possibilita a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação que ajuda a confirmar a autenticidade da companhia remetente e conta com a proteção contra spam, incluindo alertas sobre números suspeitos.

Esta nova plataforma de mensageria trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada  do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, e também a partir de um esforço conjunto do Google e da indústria de telefonia móvel brasileira. Hoje, a RCS está disponível em todas as operadoras do País e conta com uma base ativa relevante com milhões de usuários.

Em 2019, a Oi já havia sido a primeira operadora brasileira a oferecer o RBM para o mercado corporativo e o RCS aos seus clientes do varejo e agora, dá mais um passo junto ao Google, parceiro nesse lançamento, e leva a tecnologia ao sistema operacional Android com os fabricantes Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo.

“A Oi foi a primeira operadora a oferecer o RCS aos clientes do varejo e obteve ótimos resultados. Para o segmento corporativo, entendemos que o RBM se apresenta como um novo canal de relacionamento, permitindo que as marcas potencializem seus resultados de vendas, comunicando com os seus clientes de forma assertiva e com recursos digitais que tornam a experiência ainda mais relevante para os seus negócios”, afirma Rodrigo Abreu, CEO da Oi.

Vamos construir o futuro juntos? Conheça um pouco mais sobre o que Oi Soluções oferece: www.oisolucoes.com.br